Meio Ambiente

Reciclanip, uma entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Continental, Goodyear, Michelin e Pirelli.

Reciclanip, uma entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Continental, Goodyear, Michelin e Pirelli.A Renovadora Santa Tecla Pneus Marangoni , preocupada com destino dos pneus inservíveis deixados nas suas portas e nas demais borracharias do Município de Uruçuí, buscou alternativa para que estes pneus não fossem descartados no Lixão da cidade ou em locais não apropriados, dando para estes um destino "politicamente correto" e ainda para diminuir o volume de detritos no Lixão, sem falar que estes pneus inservíveis acabavam sendo queimados, formando uma fumaça preta trazida pelo vento para a cidade.

Após diversas pesquisas, conseguimos encontrar uma Associação a RECICLANIP.

O que é a Reciclanip?

A Reciclanip é uma entidade cujo objetivo é coletar e destinar de forma ambientalmente adequada os pneus que não podem mais ser usados para rodagem. Ela foi criada em 2007 para consolidar o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, criado em 1999 pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), entidade que representa os fabricantes de pneus novos.

As atividades da entidade atendem a resolução 416/09 do CONAMA, que regulamenta a coleta e destinação dos pneus inservíveis no Brasil. Quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo, ele deve ser deixado em local apropriado, caso de um estabelecimento comercial como uma revenda de pneus e borracharia ou um Ponto de Coleta de Pneus da Prefeitura Municipal.

No processo de coleta, a Reciclanip é responsável pelo transporte de pneus a partir dos Pontos de Coleta até as empresas de trituração, quando necessário, de onde os pneus serão encaminhados para destinação final.

No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

RECICLANIP – que é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, o de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas.

O projeto teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), entidade que representa os fabricantes de pneus novos no Brasil.

Entidade sem fins lucrativos criada pelos principais fabricantes de pneus novos que são: Bridgestone, Continental, Goodyear, Michelin e Pirelli.

fabricantes

Estes são obrigados a recolhe as carcaças dos pneus inservíveis e as encaminharem para reciclagem.

A Renovadora SANTA TECLA PNEUS de Uruçuí/Pi se tornou "Ponto de Coleta" .para onde todos os pneus inservíveis são armazenados nestes e quando atinge quantidade suficiente para encher uma carreta com aproximadamente 650 pneus, é solicitada uma coleta pela Reciclanip.

De julho de 2012 até dezembro do mesmo Ano foram feitas quatro coletas na RENOVADORA SANTA TECLA PNEUS. Isso quer dizer que foram destinados para reciclagem 2.600 pneus inservíveis em apenas 06 meses deste processo.

ESTAMOS SATISFEITOS POR COLABORAR DUPLAMENTE COM O MEIO AMBIENTE, DANDO MAIS VIDA E QUALIDADE PARA OS PNEUS ATRAVÉS DA RECAPAGEM E UM FIM POLITICAMENTE CORRETO AOS PNEUS INSERVÍVEIS.

Meio Ambiente

meio-ambiente1A SANTA TECLA PNEUS, agora é "Ponto de Coleta de Pneus da Reciclanip! LEIA AQUI

Parceiros

parceria1A Santa Tecla Pneus tem como principal parceira a empresa Marangoni do Brasil, que é referência em qualidade de produtos e serviços para pneus.

Atuação Social

resp social1A Santa Tecla Pneus apoia a Ong AMU (Associação dos Moradores de Uruçuí - PI), por defender os direitos dos cidadãos da cidade de Uruçuí - PI.