Mais Uma Parceria Sustentável

O Instituto “A GENTE  TRANSFORMA” nos localizou como Ponto de Coleta e Descarte de Pneus Inservíveis no Sul do Piauí. Eles necessitam de pneus agrícolas de descartes,  com o interesse em utilizá-los para trabalhos artesanais. Prontamente nos dispusemos para apoiar esta ação tão importante para esta comunidade.

Neste último fim de semana  entregamos  alguns pneus agrícolas para o projeto. Ficamos muito felizes em poder ajudá-los e principalmente em saber que estes pneus estão tendo um fim politicamente correto, colaborando assim com uma comunidade carente do nosso Piauí.

Associação de Mulheres da Várzea Queimada”  - Um Povoado de 900 pessoas no Sertão do Piauí, conta com o apoio do Instituto “A GENTE  TRANSFORMA”  que realiza Projetos utilizando matéria-prima recicláveis..                      

SOBRE O PROJETO

A “Gente Transforma” é um projeto que usa o design para expor a alma brasileira, um mergulho na cultura dos povos que formam o nosso país. É um resgate de histórias do passado para recriar o presente e construir o futuro sobre novas bases, livre e sustentável.                                    

O Projeto é uma criação coletiva, que envolve muitas mentes e almas, cheias de fé, esperança e criatividade, que conta com o apoio do Arquiteto  Marcelo Rosenbaum – arquiteto que já foi responsável pelo quadro “LAR, DOCE LAR” no Programa Caldeirão do Huck,  com o objetivo de transformar /restaurar casas de pessoas carentes.                                                                                      

O Arquiteto apoia diversas entidades filantrópicas com o objetivo de trabalhar sustentabilidades, envolvendo a população carente, estimulando o artesanato, resgatando suas vivências e histórias.                                                                                                                                                  

“A Gente Transforma” virou realidade e carrega na sua história um pouco de cada um.                               

A ideia é de realizar estudos para agregar valores com design como ferramenta estética para geração de valores.

A GENTE TRANSFORMA   Abaixo algumas considerações do Instituto sobre o Projeto:  

“Em Várzea Queimada desenvolvemos o nosso verdadeiro jeito de trabalhar, e começamos a amadurecer a ideia do design essencial como metodologia de trabalho. Aprendemos com a comunidade a trabalhar em conjunto, a entender melhor a história de seus antepassados, a compartilhar saberes e entendemos o valor da sua cultura ancestral como algo sagrado.

Durante a imersão na comunidade identificamos que o bogoió (cesto de palha trançada usado na rotina doméstica das famílias de Várzea Queimada) e o entalhe de borracha de caminhão – atividade que os homens desenvolveram para complementar renda das famílias-, seriam os caminhos para essa transformação de realidade.                                                               

“Á comunidade de Várzea Queimada, um especial obrigado porque nos ajudou a chegar até aqui.”

                                               IMPACTO E PROSPERIDADE

Em 2012 o A Gente Transforma promoveu a constituição da Associação das Mulheres Artesãs de Várzea Queimada (AMVQ), com o apoio técnico do SEBRAE. Desde a data da constituição da Associação até a metade de 2016, o projeto já gerou cerca de R$ 100 mil em negócios para a AMVQ.

Para mais informações sobre este Projeto Acesse estes  links

http://rosenbaum.com.br/projetos/agtvarzeaqueimada/sobre-o-projeto/

sinerhttp://rosenbaum.com.br/PNEUS ARTESANATO VÁRZEA QUEIMADA

Meio Ambiente

meio-ambiente1A SANTA TECLA PNEUS, agora é "Ponto de Coleta de Pneus da Reciclanip! LEIA AQUI

Parceiros

parceria1A Santa Tecla Pneus tem como principal parceira a empresa Marangoni do Brasil, que é referência em qualidade de produtos e serviços para pneus.

Atuação Social

resp social1A Santa Tecla Pneus apoia a Ong AMU (Associação dos Moradores de Uruçuí - PI), por defender os direitos dos cidadãos da cidade de Uruçuí - PI.